sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SÉRIE A2 2010 - DEFINIDAS AS REGRAS

Nesta quinta-feira, 15 de outubro, foi realizado na sede da Federação Paulista de Futebol o Conselho Técnico para definição das diretrizes da Série A2 do Campeonato Paulista da temporada 2010. O evento, que contou com a presença de representantes de todos os clubes, definiu que em decorrência da disputa da Copa do Mundo da África do Sul e da participação de equipes como Guarani e Guaratinguetá em competições realizadas pela CBF e o consequente número menor de datas, a competição sofreu pequena alteração em seu regulamento com relação à que foi disputada neste ano.

Ao todo serão 25 datas para definir os quatro clubes rebaixados para a Série A3 e os que terão acesso para a Série A1 do Campeonato Paulista de 2011. A primeira e segunda fases terão suas fórmulas de disputa mantidas, com todas as equipes se enfrentando em turno único e, consequentemente, as oito melhores equipes serão divididas em dois grupos que definirão os dois melhores de cada chave que conquistarão o acesso.

A principal diferença em relação aos anos anteriores é que não haverá jogos decisivos do campeonato e o campeão será definido por índice técnico. Esta resolução se deu para que os clubes tenham mais tempo para a pré-temporada e para a inscrição de atletas, que para a primeira rodada deverá ser feita até o dia 07 de janeiro, tendo sua data limite em 25 de fevereiro. Desta forma, o Campeonato Paulista da Série A2 de 2010 terá início no dia 13 de janeiro e a última partida deverá ser disputada no dia 02 de maio.

Leonel Martins de Oliveira, presidente do Guarani, clube que está próximo de viver realidade completamente diferente com o iminente retorno para a elite do futebol nacional, onde já conquistou um título, em 1978, está otimista para a competição. “Faz parte da prática esportiva. O Guarani caiu e vai ter que subir no campo. Não é a primeira vez que isso acontece e vamos fazer o possível para conquistar mais um acesso”, afirmou.

Por outro lado, em menos de dois anos de fundação o Grêmio Osasco teve acessos seguidos e estará nesta divisão pela primeira vez. Venilton Montini, vice-presidente do clube, se mostrou entusiasmado com mais este desafio. “É um campeonato de ótimo nível. Com clubes grandes e de tradição tanto no futebol paulista quanto no Brasileiro”, afirmou. “É gratificante poder representar a cidade de Osasco numa competição como esta e esperamos fazê-lo com grandeza”, completou.

Nenhum comentário: